quinta-feira, 3 de abril de 2008

Fonix !!


Pois é, vocês não têm culpa, mas estou irada, furiosa!

Numa semana fui vítima de duas situações que me estão a dar trabalho e a fazer-me gastar tempo e dinheiro, a saber:

- No sábado foi-me furtado na Exponor um PDA, em não mais do que 5 segundos de distracção.

- Recebi duas multas sobre infracções que não cometi. São multas recentes referentes a um carro que vendi há 1 ano, e cujo proprietário não legalizou.

Relativamente ao furto, só me resta aconselhar-vos o óbvio, ou seja: Não facilitem, mesmo que se encontrem num local onde a (eventual) condição financeira de quem vai procurar uma casa para comprar, o afasta do perfil típico do ladrão (eu sei, não há perfil para...). Pensando melhor, se calhar é o método que a besta usa para arranjar dinheiro para a casinha: roubando uma coisinha aqui, outra ali!

Agora, quanto às multas, vou transcrever-vos a resposta que recebi por e-mail da Conservatória do Registo Automóvel, para esclarecer/lembrar quem esteja a pensar vender um carro. O que não está escrito, eu aconselho: o mais seguro é ir com o novo proprietário legalizar no momento do negócio (o que não é viável quando vendemos a um stand, que quer a declaração de venda assinada "em branco"). É que as declarações de que se responsabilizam por multas e danos a terceiros parece não terem valor legal, segundo me foi também informado. Mesmo que a informação esteja incorrecta, não invalida que em caso de incumprimento tenhamos muitos incómodos pela frente.

Aqui vai:

"Após a venda do veículo, o comprador deve regularizar a questão da titularidade no prazo de 60 dias. Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 118º do Código da Estrada, o vendedor também tem o prazo de 60 dias para comunicar à autoridade competente (DGV) a venda do veículo e identificar o adquirente. No caso de este não o fazer no prazo legal poderá ser sancionado com coima de EUR120 a EUR 600.

Passados os 60 dias sobre a data da declaração de venda e se o veículo continuar registado em nome do vendedor, deve este requerer a apreensão da mesma, nos termos previstos na alínea e) do n.º 1 do artigo 162º do C.E., junto de uma Direcção de Viação (necessitando para o efeito de uma informação escrita desta Conservatória em como a viatura continua registada em seu nome).
Terá ainda que preencher o modelo nº 1406 da Direcção de Viação e juntar fotocópias do Bilhete de Identidade e do cartão de Contribuinte, bem como fotocópia da declaração de compra e venda ou uma declaração onde indique o nome e morada do comprador da viatura. O valor a pagar é de 2,5 euros.

Mais informo que só podemos proceder à alteração do registo existente nesta Conservatória mediante a apresentação do original da declaração de compra e venda (devidamente assinada pelo comprador e vendedor) e dos documentos originais da viatura.

Cumpre-me ainda informá-la que por Comunicado de Imprensa de 25/02/2008 do Ministério da Finanças (ponto 4), os contribuintes que tenham apresentado um pedido de apreensão do veículo não serão objecto de liquidações do IUC pela DGCI.
Para tal, deverá dirigir-se ao Serviço de Finanças da área da sua residência, munido do original do duplicado do seu pedido de apreensão, para fazer prova de tal facto."

E pronto...espero ter contribuído para vos evitar maçadas!

33 comentários:

Toni disse...

Curioso, se uma casa custar 100 mil euros, e um PDA custar, vá lá, na candonga, cerca de 150 euros, o ladrão precisará de roubar nada mais nada menos que 666 PDA´s.

Ou seja, chamar besta ao ladrão não podia ser mais acertado...

Anónimo disse...

Roubo de duas formas e mesmo de nos sentir-mos lixas e com F grande.
Hey tem um bom fim de semana, ou pelo menos melhor :-)
peace out
CP

Oliver Pickwick disse...

Lamento pelo prejuízo e os dissabores burocráticos. A ira justifica-se, mas, convém pegar leve, visto que não há muito o que fazer.
Beijos!

By myself disse...

Toni:
Casa por 100 mil euros, só se for na candonga :) E a besta que roubou é ladrão, logo, se calhar anda à procura de casa a pagar com dinheiro roubado a alguém!

Epah...o gajo (ou gaja) só devia andar no gamanço mesmo!

CP:
Obrigada. Também para ti e para as filhotas!
Beijo

Oliver:
O que mais me chateia é mesmo o quanto houve e há para fazer!
Beijo

MySelf disse...

eu ainda tenho bem presente o trabalhão (e dinheiro que gastei)que me deu substituir todos os documentos que tinha na carteira que me roubaram á bem pouco tempo no metro!
fui mais lonje, não me fiquei pelo 'fonix'....

um beijinho grande

Encontros de Almas disse...

Sai de dentro do meu mundo
E me pus a recordar.
Na verdade eu...
Eu não gostaria nada,
Eu não diria nada,
que não pudesse mostrar
os olhos que você não viu,
o amor que você não sentiu,
o pranto que você ouviu e
Fingiu não ouvir...

Maísa disse...

Ó mulher isso foi azar ou foi a put* da sorte?
Irra, não queria estar no teu lugar.
Beijinhooooooo.

Jo disse...

xiii...
há dias de azar, mesmo...

espero que resolvas depressa e sem muita maçada.

beijo*

Anónimo disse...

Dias em que só apetece dizer 'FONIX'!!

Melhores virão :)

Beijo**

Anónimo disse...

Tenho a sorte de nunca me terem roubado nada. Infelizmente à minha mãe já roubaram... o carro!
Há pessoas que roubam por necessidade, mas há outros que parece que gozam com as pessoas que trabalham e se esforçam por poder comprar aquilo que precisam...

Biju***

Carlos disse...

olá,
Há dias, que melhor, seria não sair de casa, foi um dia de pouca sorte.
Num caso a escória noutro a permissividade de certos tipo de contratos, enfim apetecia falar noutro tom ,mas fico neste mais suave.
De qualquer modo,além da despesa e da trabalheira,espero que depressa consigas resolver essa situação.

beijo
uma boa semana para ti

By myself disse...

Myself:
Cá para nós, que ninguém nos lê, eu também passei do "fónix" (bem à moda do Porto).

Marta:
Obrigada pelo poema.

Ternura e Mariazinha:
Comigo é raro não se aplicar o ditado: "um azar nunca vem só".

Vertigo:
Oh se há...dias, semanas, enfim.

Luna:
A mim também já me roubaram carro...2 vezes o mesmo (2 vezes recuperado!)Os gajos gostavam dele mais do que eu...ahahha!

Carlos:
Pois é, mas no caso do comprador do carro, nem ficando em casa me livrava de o gajo andar por aí com ele em meu nome!

Um beijo para cada um e votos de óptima semana para todos.

Unknown disse...

## ##
#### ####
###### ######
######## ########
JESUS
É
O
CAMINHO

######## ########
###### ######
##### #####
#### ####
## ##

Boa semana.

Manuela

Lord of Erewhon disse...

Vai mas é à bruxa, tás a precisar de te «desinfectar»... :)

By myself disse...

Lord:
O que me apetecia mais era: "desinfectar" as trombas a quem me fez por ex. passar hoje uma tarde na Loja do Cidadão...isso sim!
Beijo para ti

Inha Franco disse...

Boa tarde, dias atraz recebi um comentario seu em meu blog, peço desculpas pela demora a responder, muito obrigada pelas palavras de carinho, e graças a Deus minha familia é sim muito feliz! Espero sua visita mais vezes!

grande abraço e tenha um belo fim de semana!

Inha

Maísa disse...

beijinho e bom fim - de - semana.

By myself disse...

Inha:
Obrigada pela visita, e votos de que essa harmonia se mantenha, pq é uma felicidade bem visível.
Um beijo

Ternura:
Um óptima semana também para ti.
Um beijo

Angel Adanero disse...

Olá Myself. Depois que muito tempo nas escuridões retorno à luz. Aqui estou para "aborrecer" com meus comentários.
Primeiro, antes que se me esqueça, uma coisa que tinha pendente. Não alço a bandeira branca, não. Nunca houve guerra entre nós, por tanto se não houve guerra não faz sentido levantar a bandeira branca. Sou um homem de paz e as guerras não vão comigo.
Agora vou com o comentário de tu post. Que já vejo que te passa como a mim. Pomos um post e nos duran semanas. Isso é o que nos diferença aos "gênios" do resto da gente. Preferimos a qualidade à quantidade. Jajaja.
Há uma solução fácil a esses dois problemas que você teve. Feixe como faço eu, não tenho PDA e não tenho carro. Duas medidas drásticas mas eficazes. Isso me assegura que nunca me roubarão a PDA e que jamais me porão uma multa de tráfico. Se, pode parecer simplista, mas é eficaz. Jajaja. 2000 anos de civilização sem PDA's e sem carros e sobrevivemos. E tem mais, mesmo que agora nos pareça impossível, existia vida antes de Google. Se que não é uma solução ótima a teus problemas, mas já você sabe que eu gosto de dar um toque de humor à vida. Mesmo que a situação seja grave o humor não nos deve abandonar.
Bom, espero pelo menos com este comentário tão absurdo que consiga tirar-te um sorriso. Se nos o propomos a vida pode ser maravilhosa. Não acha?
Tentarei visitar-te com mais freqüência.

Um beijo.

By myself disse...

Adanero:
Obrigada pela tua desnecessária, mas interessante bandeira branca.
Tens razão quanto ao facto de se sobreviver sem PDA, sem carro e sem Google, mas tens que reconhecer que depois de os conhecermos não sabemos viver sem eles...
Que faríamos da vida se não tivessemos os blogs um do outro para ler? ahahahahha....era uma vida muito mais triste (digo eu)

Quanto à escrita no blog, tenho dedicado o meu tempo e os meus neurónios a resolver assuntos inadiáveis. Mas não deixo de te visitar de vez em quando...e de me rir contigo!

Aparece...
Um beijo

Oliver Pickwick disse...

Pelo visto ainda continua mergulhada na burocracia automotiva, pois nem resta-lhe tempo para uma postagem.
Esperamos a sua volta.
Um beijo!

By myself disse...

Oliver:

Fico sensibilizada por ter sentido a minha falta. De facto, passadas as burocracias, ando ocupada a resolver questões relacionadas com o tal "Raio", de que darei notícias brevemente.

Beijinho e obrigada

Carlos disse...

Olá,

tudo bem contigo?
Estamos à espera dos teus posts
tudo de bom,

beijo

MySelf disse...

Olá,

então ByMyself para quando o regresso?... Ainda chateada? ;-)

amanhã vou a um concero, onde o FR vai estar de certeza... depois dou novidades!

Um grande beijinho

Germano Viana Xavier disse...

Olá, minha querida!

Que coisa, não!
Mas a vida é isso mesmo...

Desejos sorrisos renovados, minha linda!

Beijos carinhosos...

Germano
Aparece...

By myself disse...

Myself:
Começo a achar que o teu critério de selecção para os concetos é estar ou não o Fanan...ahahahha!
Brincadeirinha!
Beijoca

Carlos:
Claro que sim, mas com o meu pai a editar o seu novo livro e outras cenas, resta-me pouco tempo para mim.
Beijoca

Germano:
Sempre um querido...
Obrigada
Beijoca

MySelf disse...

Não, nada disso. Lembrei-me de falar nisso porque sei que és fã dele. Eu nem por isso, a prova é que nunca vi Moonspeel ao vivo.. Calculo que ele vá, a companheira dele faz coro na banda que vou ver, just it!

Um beijinho, bom fds

Anónimo disse...

Ola moca e ai como vamos de tempestades?
parece-me que continua a trovejar, mas olha,por vezes parece que o inverno nao acaba mais, mas a Primavera sempre chega e depois dela o Verao, e se vir que esse Inverno por ai esta a levar tempo demais, vem ate ca que esta um sol lindo. Pelo menos por agora, que por vezes tem chuva que nao para nunca, daquela pesada e que doe ate quando cai emcima lol. Mas vamos aproveitando e desfrutando do sol enquanto dura.
Hey ja falei demais, digitei melhor dizendo zip nao digo mais nada
Jokas para ti bom fim de semana.

peace out
CP

Ps. tentei telefonar-te mas nao sei se ainda tens o mesmo telefone

By myself disse...

Myself:
Claro que estava a brincar contigo (ok...eu confesso: eram os ciúmes a falar) :)
Já agora, se puderes dizer-me que banda é essa em que colabora a namorada do Fernando, agradecia-te. Sei que é actriz e acho que já entrou em videos dos Moonspell, mas gostava de confirmar.
Já agora, bom concerto para ti e um beijinho

CP:
Por aqui, tudo na mesma. O tempo, a indisponibilidade, o telefone....tudo igual...ahahahha.
Só tenho estado pouco tempo perto do telefone para onde ligas...
(mas o telemóvel tb se mantém)

Beijinho para ti.
(a gente se fala breve...ok?)

Anónimo disse...

Coisas insondáveis da burocracia!!!

Micas disse...

Posso bem avaliar o que sentes, tb já passei por isso, aí em Portugal, no meu último dia de férias, isso é o que se pode chamar de"receber um autêntico souvenir português"...
Gostei deste teu espaço.
Bom domingo

By myself disse...

Jofre:
Benvindo ao meu espaço.
Um beijinho

Micas:
Lamento que tenhas experimentado o nosso lado mau.
Mas olha que a burocracia (que tm envolve custos), é outra forma de roubo.
Beijinho

MySelf disse...

Olá outra vez,
não me queres enviar um mail?
eu não sei o teu...

luz.acesa@gmail.com

Beijinhos