quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

For all of you


Aos 3/4 anos, vivi no alentejo, o enorme desespero de ver desaparecer pela chaminé da cozinha, o menino Jesus, após me ter deixado o triciclo que tanto desejava (nessa época era ele quem distribuía os presentes e não o farto Pai Natal). Anos depois, foi-me explicada em detalhe, a manobra levada a cabo pelo meu pai, mas a emoção que senti, ainda hoje recordo e me comove.

Na adolescência, o confortável calor na casa e dos corações de uma família unida, já não eram suficientes para me alhear do facto de que, naquela noite, havia gente sem casa, sem família, amigos e alimentos. O facto de (sempre que possível) o meu pai convidar alguém nessas condições para partilhar da nossa ceia, lembrava-mo ainda mais e o nó na garganta só era desfeito quando me recolhia para desabafar, chorando.

Sentia a noite de Natal como aquela em que obrigatóriamente a família estaria reunida e em paz. Como se fosse apenas e só a sua festa, a consolidação da corrente. Assim se manteve até que um dos elos mais importantes partiu.
Nenhuma corrente resiste à falta de um elo. Pode soldar-se, mas fica para sempre fragilizada.
A minha mãe adorava os preparativos para o Natal (que começava em Agosto/Setembro...).

Somos muitos, esforçamo-nos pela união, mas passei a encarar esta quadra, como a representação do ambiente que se viver nos restantes dias do ano...sem hipocrisias.

Desde há uns anos, convenci a família a não trocarmos presentes. Prefiro carinho, atenção e dedicação todos os dias. Não há nada de material que me compense ou aceite, se este lado falhar.

Toda esta conversa para deixar aqui a todos os bloguistas que por aqui passam, os meus votos de que tenham um Feliz Natal, independentemente da forma como o encarem.

Um beijinho enorme (embora virtual) em todos vós, mas não diferente daquele que vos deixo durante o ano. Um beijinho é um beijinho.

P.S.: Sorrisos - para ti também um sorriso, ok?


18 comentários:

TeddyLover disse...

Obrigada. Espero que estejas melhor. Para ti e, para todos os que amas, desejo também um Santo e Feliz Natal. Como cada um o encara, não interessa de facto, interessa que, já que ele existe, já que o inventaram, já que é suposto sermos felizes, que o festejemos em paz, com alegria, com muita saúde.
Bjo grande no teu coração

MySelf disse...

Amiga, penso tal & qual como tu, tenho optimas recordações de Natais passados, mas prefiro 'alimenta-lo' todos os dias e não só nesta quadra.
Desejo-te também um Feliz Natal e que consigas alcançar o que desejas.

Um beijinho

Varanda disse...

quem? eu?

Anónimo disse...

Amiga!
Demorou mas valeu a espera, lol
Olha no meu tempo de espera de presentes no sapatinho, que nao foi a muito tempo ante a bem pouco tempo ainda esperava, lol, tambem era o menino Jesus de trazia os presentes, saudades, mas nao me importava de trocar a vinda do menino jesus por um pai natal desses, imagina isso a sair da chimine numa noite fria, ahahaha.
Hei Bom Natal cheio de coisas boas.
Jokas
CP

By myself disse...

Teddylover:

Tudo de bom para ti, no Natal de sempre.
Beijoca

By myself disse...

É isso Myself:
De que adianta fazeres parte da lista de presentes de quem não partilhe contigo muito do que se passa durante o ano?

Beijocas e muita saúde para ti e para o fofo.

By myself disse...

Varanda:
Quem sabe...se fores um dos da foto, podes apresentar-te.

Saúde

By myself disse...

Olá CP:

De facto,é uma das possíveis imagens natalícias alegres, para bloguistas no feminino. Pais natal de ginásio, passam melhor pela chaminé (era a mensagem).

Beijinhos e muita saúde para todos aí.

Andreia Gordillo disse...

Olá...desejo-te um Natal muito Feliz principalmente com muita saúde e também concordo contigo, pois, O NATAL É TODOS OS DIAS, se assim desejar-mos.

beijinhos.

By myself disse...

É isso, Andreia:
Um óptimo convívio familiar para ti.
Bejinho e obrigada

R. disse...

Tão de acordo contigo.

Um beijo grande.

By myself disse...

Vertigo:

Beijinho para ti

Anónimo disse...

Venho apreciar este magnífico blogue e desejar um santo e Bom Natal e um Próspero Ano Novo, tudo cheio das maiores felicidades, repleto de esfusiante alegria, com tudo de bom, com muito bacalhau e rabanadas minhotas.

Anónimo disse...

Venho apreciar este magnífico blogue e desejar um santo e Bom Natal e um Próspero Ano Novo, tudo cheio das maiores felicidades, repleto de esfusiante alegria, com tudo de bom, com muito bacalhau e rabanadas minhotas.

By myself disse...

Obrigada Jofre:
Não sei como são as rabanadas minhotas, mas imagino que sejam um delícia.
Beijinho para ti

Varanda disse...

sou o do gorro ;)


bom Natal

Mαğΐα disse...

Hummmm

é para escolher?

Perdi-me no meio de tantas letras :D

Vou comprar uns óculos!

By myself disse...

Magia:
Não sei se vale a pena, mas pronto.
Não é que o meu caixote do lixo esteja assim tão cheio, mas não sei. Há algo naquela imagem que me faz crer que não vale a pena escolher.
Beijinhos