sábado, 13 de junho de 2009

Berlín

Sony Center na Potsdamer platz

Alexanderplatz

Portas de Brandenburg (e eu!)

Juro que faço sempre um esforço por achar que evoluímos nos últimos 20 anos o suficiente para que nada nos possa surpreender no estrangeiro. Deve ser porque encontro a H&M, a Zara ou o McDonalds em todo o lado, e isso lembra-me a zona onde moro. Mas as diferenças são muito maiores e há cidades que para além das diferenças estruturais, nos dão grandes lições de civismo, organização, higiéne, enfim...
Em Berlim, para além de me fascinar tudo o que vi (do histórico antigo, ao ultra moderno), surpreendeu-me o que não vi, a saber:
- Um único animal abandonado ou maltratado.
- Um único arrumador de carros.
- Um único prédio a cair aos bocados.
- Um único mendigo.
- Pessoas a atravessar no semáforo vermelho (mesmo que não se aproximasse um carro)
- Ninguém a roubar os chocolates expostos no exterior de lojas.
- Ninguém a tentar meter-me a mão na carteira ao passear pela cidade de dia, à noite ou de madrugada.
- Ninguém a impacientar-se ou a desrespeitar a sua vez nas filas para comprar cachorros ou cerveja na porta do Estádio Olímpico.
- Ninguém a fumar ganza nos jardins exteriores ao estádio, enquanto aguardavam durante várias horas.
- Ninguém a reagir mínimamente ao ser expluso do concerto por excesso de bebida.
Num estádio com 120 mil pessoas, preparar o nosso próprio hot-dog, num dos vários bares espalhados pelo recinto é procedimento normal e levado a cabo sem atropelos. Como e quando será tal possível entre nós?

Restaurante na Friedrichstrabe

Estádio Olímpico, 4 horas antes do concerto.

Quanto ao concerto, foi o esperado, ou seja: em GRANDE...em BOM! Resta-me esperar que nada se complique no estado de saúde do Dave Gahan, que foi operado há cerca de 1 mês devido a um tumor, e que Portugal nao seja também afectado com o cancelamento do concerto no Bessa. Seria triste para mim, porque já fui "vítima" de um cancelamento no Estádio Alvalade, mas óbviamente muito mau para o Dave. Aí vai uma amostra...
(Quanto à viagem, tal como temia, foi atribulada devido ao mau tempo, mas essa parte é para esquecer...mesmo)

10 comentários:

Misantrofiado disse...

Que sejas muito bem regressada e que tenhas realmente aproveitado.

Boas imagens, as que trazes.

Micas disse...

:) É verdade tudo o que aqui dizes, embora só tenha reflectido sobre o que escreveste ao ler, já que para mim isso é absolutamente normal, é a mentalidade alemã e não acontece só em Berlin´, é assim em toda a alemanha. Prédios velhos há, embora sejam recuparados a curto prazo ou então demolidos. Mendigos tb há e a cada dia aparecem mais, depende das zonas, mas infelizmente mendigos (coisa que não se via há uns anos atrás) aparecem cada dia mais. O resto é mesmo assim por tudo isso é que não me vejo a morar num outro país mesmo sentindo tanto a falta do atlântico :)
Beijinho e boa semana

By myself disse...

Corvo:
De facto não havia más imagens para trazer.
Só se fossem as de pânico a bordo do avião de Frankfurt para Berlim...irra!

Beijinhos e obrigada

By myself disse...

Micas:

A mim surpreendeu-me de facto, pq é o oposto do que tenho visto noutros locais. que por outras razões gosto de visitar.
Civismo como ali, nunca vi, mesmo.

Acho que também ía gostar de viver em Berlim, até porque tb tive oportunidade de me sentir baixa, visto que meço 1,70. Uma sensação estranha, mas agradável.Ahahahhaah

Toni disse...

Eu conheço essa obra da Sony Center, com a sua magnífica cobertura, mas na minha imbecilidade pensava que era em Londres....

enfim


Quanto ao concerto so tenho pena de nao ter la estado!

Bela viagem, beijos

By myself disse...

Toni:

Deve haver outros Sony Center (digo eu!). A cobertura fantástica de Berlim, que tapa prédios inteiros é que deve ser única.

Quanto ao concerto, espero que não tenhas esquecido do concerto do Bessa no dia 11.07.


Beijo

Anónimo disse...

Ola amiga,
Que coisa sera que tenho de vir aqui para comunicar-mos, com tantos meios de comunicacao nao quero crer.
Olha mudei de PC e fiquei sem favorites onde podia ir no teu sempre interessante blog, como nao sabia o address, ja a muito que nao te lia, tentei enviar-te msg mas tu nada espero que essa ausencia apenas signifique coisas boas na tua vida.
Tens razao e realmente triste mas sempre que saimos do nosso Portugal, vimos como estamos atrasados, nao em termos de tecnologia, ou mesmo de empreendimentos estruturais embora esses tb nao sejam dos melhores o pior de tudo mesmo e o civismo, que tal umas licoes de civismos nas escolas, comecemos de pequenos e quem sabe daqui a algumas decadas estejamos a um nivel de 1 mundo.
Jokas a tua amiga anonima
CP

By myself disse...

Amiga:

De facto não tem havido tempo, nem para Skype. Aliás, tb tenho que o reisntalat, pq tb mudei de pc.
Pois agora a vida é outra. Acabou-se o ócio (já não era sem tempo.

Amiga...o que eu queria em termos profissionais, realizou-se. Lembras?
Estou muito atarefada, mas muito feliz.

Vamos falando...um destes dias fazemos uma daquelas nossas conversa de horas e pomos a conversa em dia, ok?

Beijinhos

Lord of Erewhon disse...

Depeche já é outra música... ;)

By myself disse...

Lord:

Muito boa, de facto.

Beijos