segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Regressão



São imagens que giram rápido; são rostos, odores, sons, melodias, factos, que surgem na memória com áurea de “regressão a vida passada”, mas passada porque vivida.
Assolam o pensamento com uma velocidade, como que imposta por um fim próximo.
A saudade do bom, misturada com a saudade do mau, em momentos em que devia ter sido bom, porque era efémero e ultrapassável, e algo novo viria ajudar ao esquecimento.
Saudade do tempo em que tempo parecia infinito e os projectos podiam ser adiados sine die; o tempo em que o “amanhã” tinha o peso do sonho...

Pessoas cuja existência parecia ter sido ignorada, adquirem a importância de serem lembradas....recordadas....valorizadas e passaram de meras névoas, a imagens concretas, definidas, com expressão.

O turbilhão de ideias incomoda, perturba, preocupa, massacra e convida à reflexão.
Mas não sobra espaço para reflectir, para ordenar as ideias, para entender o motivo de tal invasão.

O trauma da solidão podia ser a resposta, mas esse não deveria ter outros contornos, que não os do sacrifício no convívio ou a vontade e necessidade de isolamento?

Como explicar o sentimento de solidão no centro das atenções e os convites frequentemente recusados, sem arrependimento, mas apenas com alguma culpa?

Surge a vontade de reviver factos e rever pessoas, como se o tempo já fosse escasso e a oportunidade imperdível. Mas como explicar aos “fantasmas do passado” que afinal tiveram existência ou fundamento? E como lidar com o medo da confrontação?

São as recordações que ajudam a acordar e são elas que embalam para dormir! São as longínquas baralhadas com as recentes...as de ontem...às vezes as de hoje. Perturbante recordar o presente como passado, não o admitindo como futuro!

Resta a esperança de que este apontamento seja relido no futuro, na condição de: “to delete”.

quadro de myself

1 comentário:

Carlos disse...

a saudade , o passado,também faz parte do presente.
agora achei lindo estes sentimentos estas revoltas todas misturadas ....
gostei,e gostaria de te deixar isto,
Vive , agarra com as duas mãos tudo aquilo q te dê prazer..........vive intensamente ...saboreia ....sem medos

obrigado por teres espreitado o meu pasquim
serás sempre bem recebida
tudo de bom