sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Size


Que tamanho temos afinal?
O nosso tamanho…o tamanho das coisas, é sempre medido e calculado relativamente a algo, nem que seja em relação à unidade de medida escolhida e instaurada com vista a estabelecer comparações.

Se compararmos o aspecto da estrutura de um átomo, ele é semelhante ao do sistema solar. A distribuição dos electrões pela órbita electrónica, pode ser vista como se de planetas se tratasse. Temos o núcleo do átomo com neutrões e protões (divisões à parte, é o núcleo que temos...), tal como no centro do sistema solar, temos o sol.

Usando de alguma imaginação, vejo duas alternativas que me poderiam levar a equacionar o real tamanho do prédio onde vivo, do meu carro, do meu cão…ou o meu próprio. Claro que uns relativamente aos outros, facilmente dimensiono, e se medir com fita métrica, encontro valores ainda mais precisos. Mas….

E se os planetas forem apenas do tamanho de electrões? Se o sistema solar for apenas a estrutura de um átomo? Que tamanho têm estas coisas? Que tamanho tenho eu?

E se cada átomo tiver o tamanho de um planeta? E se a órbita electrónica for afinal o sistema solar?

Bem..parece-me que entre uma e outra hipótese, resulta uma considerável diferença de tamanho!

4 comentários:

Anónimo disse...

Em primeiro lugar obrigado pela visita e pelos comentários!

Segundo gostei deste blog e especialmente deste post... eu diria que somos do tamanho daquilo que queremos ser/fazer. Porque os nossos objectivos revelam muito da nossa alma e o tamanho que ela tem...
Se bem que o tamanho é relativo... a cada pessoa, a cada átomo? serão os átomos todos do mesmo tamanho?

Será que o tamanho conta?

Saudalunações

Carlos disse...

Olá

è assim tão importante o tamanho das coisas?
Dá á tua imaginação ( se mo permites ) a vastidão incalculável....

bj

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

By myself disse...

Anónimo:

Volta sempre...