sexta-feira, 9 de maio de 2008

Again ?

No ano passado, um empregado de um restaurante de tapas em Barcelona, tentou burlar-me (e aos amigos que me acompanhavam), dizendo "entre-dentes", ao apresentar a conta, que eram mais 7 euros de "taxa de serviço". Como tenho a mania de me assegurar da legalidade das coisas (há quem diga que tenho prazer na reclamação), disse ao indivíduo que pagaríamos a "taxa" desde que devidamente discriminada na factura, que submeteríamos ao primeiro polícia que encontrassemos. Bem...grande confusão se gerou! O que ele tinha dito quase em surdina, passou a ser do conhecimento dos restantes clientes, e a certa altura, o homem tremia (literalmente), ao ver aproximar-se o patrão.

Resultado: os 7 euritos ficaram no nosso bolso, como não podia deixar de ser!
E lá ficámos a achar que a tendência para os espanhóis enganarem os portugueses, continua em vigor, até porque durante a refeição tinha perguntado de que nacionalidade éramos!

Nem queria acreditar, quando hoje, num restaurante em Caminha, se repetiu o cenário. A quantia em causa era agora de 5 euros (há que ter em conta o custo de vida de cada país, pois claro). Lá tive eu que comandar de novo as operações. Mais uma vez afirmei que pagaríamos mediante factura da "taxa de serviço", mais uma vez se desmontou a burla, e mais uma vez os euritos ficaram do lado de cá...sem alarido!
Desta vez ninguém tinha perguntado pela nacionalidade (não era preciso); todos os intervenientes eram portugueses. Mas que Caminha faz fronteira com Espanha, também é verdade. :D

Nota: Ficou o aviso...aliás: 2 avisos! Cá por mim, já vou estando pro...

21 comentários:

Klatuu o embuçado disse...

Eu estou disposto a pagar o serviço, depois de me lamberem as bolas!

Dark kiss.

MySelf disse...

Olha é assim mesmo! Quando noto que me estão a meter a mão ao bolso... refilo!

Beijos

Maísa disse...

Muito espertos esses espanhois assim como também os seus vizinhos, mas ainda bem que avisas pois quem te ler já não é comido por lorpa.
Beijinho.

Anónimo disse...

uma grande risada com o comentário do klatuu :))


nunca tal me aconteceu,mas ficou o aviso..

Beijos**

Anónimo disse...

Pois e miuda anda meio mundo a tentar enganar outro meio, o mesmo ja se passou comigo varias vezes, temos de andar de olhos abertos.
E ai! tem um otimo fim de semana cheio de coisas boas. Depois vem aqui e conta, pelos visto e a unica forma que agora posso saber alguma coisa de ti lol.
jokas BFDS
peace out
CP

By myself disse...

Ahahahha Klatuu:
É isso mesmo. Há que rentabilizar o investimento! Bem pensado! Para a próxima já sei...ahahahhahaha
Grey kiss

Myself:
Eu sou "A" refilona!E de facto, tenho que admitir que retiro algum prazer, sobretudo se tenho razão.
Beijito e bom fds

Ternura;
Avisar é um dever, até pq com o Verão à porta, a coisa piora com o tipo de pessoas que são "recrutadas" sem critério, para nos servir na restauração.
Beijinho e bom fds.

Vertigo:
Não sei se te lembras de há uns bons anos atrás, ter estado em vigor (por pouco tempo), uma coisa do género, por cá.
Daí que, em Barcelona comecei por pedir apenas o comprovativo, sem me recusar a pagar (não fosse o método estar em vigor). Só que noutras ocasiões e noutros restaurantes, ninguém tinha falado na taxa.

Cá, lá, ou noutro lugar qq, há sempre alguém prontinho para vigarizar o próximo.
Beijo e bom fds


CP:
Aconteceu-te tb por cá ou nos EUA?
(fiquei curiosa)

Olha lá: também não te tenho visto do msn. Ou andamos desencontradas? Questões de fuso horário, acho!
Beijinhos pa ti e para as miúdas.

Coragem disse...

Ora, taxa de serviço, essa para mim é nova.
Será apenas por esses lados?, espero que sim, no entanto tenho a agradece a partlha, caso surja comigo, peço a factura descriminada e remeto ao parceiro, neste caso ele o policia de serviço.
;)

By myself disse...

Coragem:
Para "sacar dinheiro", qualquer expresssão é válida.
De qq forma, dá sp jeito ter a autoridade por perto! ;)

Bjs e bom fim de semana

Anónimo disse...

Olha aqui tens realmente uma taxa de servico que e de 7% mas claro que nos restaurantes nem sempre e aplica como deveria de ser pq muita gente paga com "cash" por isso como e obvio nem tudo e declarado ao governo como deves calcular, o que acontece e que por vezes eles aplicam-te a taxa mas sem que essa seja declarada ao governo, claro que tendo eu negocio tb eu irei declarar essa despesa especialmente almocos e jantares que sempre pode pertencer as despesas, sabes que qualquer negocio sempre se resolve melhor de barriga cheia e de preferencia bem regado,lol, bom mas para nao fugir ao assunto dai que eu sempre peca que venha essa taxa declara no recibo pq eu tb vou precisar de declarar. Mas a taxa hesiste e e sempre aplicada, o que tens que ver e se esta aplicada como taxa pq se pagares "cash" e essa nao estiver como taxa de servico nao tens que a pagar claro que isso e inlegal nem tu te podes recusar a pagar a taxa nem o restaurante deve deixar de aplicar a taxa sedo assim o melhor e entrares em acordo com o empregado, pq dependendo do que estas a pagar 7% pode ser muito dinheiro.
Epa distrai-me tudo culpa tua nao atendes telefone e nao apareces no msg depois olha encho-te o blog lol
jokinhas e boa semana de trabalho ou de ferias ou do que seja a situacao em que te encontras.
CP

By myself disse...

CP:
Aí pode exisitir a dita taxa. Aqui, houve uma tentativa de a aplicar hà anos, que saíu gorada. Acontece que presentemente não existe nada legislado nesse sentido. Já pagamos o IVA sobre o valor da refeição. A taxa de serviço é uma mentira. Daí que a única negociação possível é a negação de pagar ou ridicularizar o empregado que a pedir.

Quanto ao telefone, sei que te dá mais jeito ligar para o fixo, mas nesse tenho estado pouco tempo. Resta sempre o tlm.

Beijocas

Carlos disse...

Olá,

Nem imaginas o quanto sorri ao ler este teu post, eu a imaginar a cena, eheheh.
Tem que ser assim mesmo, somos , comodistas,e quando não se reclama, perdemos uns euros.... e não só......


beijito

By myself disse...

Carlos:
A cena de Caminh foi pacata, agora a de Barcelona...
O gajo era paquistanês e de porte considerável. Tremia "como varas verdes"....ahahahha! Ainda hoje nos rimos imenso à custa da imagem...
Jinhos

Divinius disse...

Trafulhas...
Sorriso:)

Klatuu o embuçado disse...

A crueldade pode até ser uma forma do Bem! LOL!!

By myself disse...

Divinus:
É a espécie humana...sempre a atropelar-se.

Beijo

Oliver Pickwick disse...

Como "tapa" aqui no Brazil é sinônimo de bofetada, tabefe, de início cheguei a cogitar que darias uns bons tapas no empregado espertalhão ;)
Um beijo!

By myself disse...

Oliver:
Vontade não me faltou, acredita..ahahah!
Beijo

Labareda disse...

Infelizmente acontece!

Já que está na moda criar listas negras, porque não criar um site com os restaurantes onde isso acontece! Já que os livros de reclamação pelos vistos não funcionam muito bem...



Se lamberem as bolas, vem discriminado na factura? Em trabalho não dava muito jeito!



Bjs!

By myself disse...

Ahah, Labareda:

O teu sentido de oportunidade...bem visto! Mas para dar direito a factura lá teria que ser em trabalho :D

Jinhos

Sílvia disse...

Ja tentaram fazer-me o mesmo em Roma e também se gerou uma confusao dos diabos e chamamos mesmo a policia. Nao pagamos nada e eles ainda apanharam uma multa.

By myself disse...

Silvia:
Os gajos insistem em esquecer a nossa fibra, né? Bem feita que foram multados. Ufa! Pensei que era só a mim...estava a ficar traumatizada.

Bjs